04/09/18

Frutas secas para a saúde

Elena Schweitzer/Thinkstock/Getty Images (/)

Ameixa

A versão passa dela é indicada no combate de hemorroidas e também ajuda a regular o intestino. Além disso tem uma grande quantidade de fósforo, o que é ótimo para tratamentos contra doenças degenerativas e a alta quantidade de vitaminas do complexo B para a prevenção de reumatismo, artrite e aterosclerose.

Damasco

Ótimo para a saúde dos olhos devido a quantidade de vitamina A.

Tâmara

Não tão comum de encontrar por aí como as uvas, ameixas e damascos, as tâmaras são ricas em potássio e muito indicadas aos hipertensos. Mas são mais calóricas do que as suas companheiras de ceia, viu?

Uva passa

A tão polêmica fruta seca tem lá suas vantagens para a nossa saúde (talvez não para o seu paladar). A verdade é que ela tem uma função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia.
e acordo com Flávia Salvitti, nutricionista do Hospital San Paolo as frutas secas devem ser consumidas com moderação, principalmente pela quantidade de calorias. “Elas podem ser benéficas à saúde em quantidades moderadas, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selênio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, declara. A dica dela é equilibrar nas porções: combinar cinco uvas passas com três ameixas ou tâmaras, por exemplo.

Frutas cristalizadas x frutas secas

sarahdoow/Thinkstock/Getty Images (/)
Mas é melhor ficar de olho nos rótulos dos produto para garantir que você esteja certa dos benefícios das frutas. A nutricionista Salucha Dainez, do Oba Hortifruti explica as principais diferenças entre as frutas cristalizadas e as secas:
1. Forma de produção
No processo de cristalização ou glaceação toda a água da fruta é substituída por açúcar – daí aquele sabor maravilhoso bem doce. E no processo de desidratação a fruta perde a água pela evaporação, mas concentra o açúcar natural e também preserva os nutrientes e fibras.
2. Conteúdo nutricional
Por não ter nenhum acréscimo de açúcar, a versão seca (ou desidratada) é a mais benéfica e normalmente menos calórica também.
3. Consumo indicado
Dependendo da fruta a quantidade pode variar bastante, mas a nutricionista indica 30g por dias – ou dois damascos secos por exemplo. Se você for do tipo que prefere as cristalizadas, mantenha entre 10g por dia – e não deixe de consumir as frutas in natura!

mdemulher
Por Gabriela Kimura

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com