VAMOS COMEÇAR PELA PRIMEIRA FASE: ATAQUE
Essa dieta é uma verdadeira máquina de guerra, um verdadeiro trator, diante da qual, se perfeitamente seguida, todas as resistências se minam. É, de longe, a mais rápida e eficaz das dietas sem perigo para a saúde e à base de alimentos. Ela revela toda a sua eficiência nos casos mais difíceis, especialmente o da mulher antes da menopausa, sujeita à retenção de líquidos e aos inchaços, ou o da mulher em menopausa, na fase crítica de instauração do tratamento hormonal.
Também é muito eficaz quando aplicada a pessoas resistentes por terem seguido e abandonado inúmeras dietas ou tratamentos agressivos.
Sua duração deve ser adaptada a cada caso, depende, sobretudo, do peso a ser perdido, mas também da idade, do número de dietas seguidas anteriormente, da intensidade da motivação e das afinidades particulares com os alimentos proteicos.
Os alimentos autorizados
A duração da fase ataque pode variar entre um e dez dias, você terá direito a onze categorias de alimentos para se alimentar poderá consumir quantos alimentos quiser ou quantos lhe convierem, sem qualquer limitação de quantidades e hora do dia.
Tem a liberdade de misturar esses alimentos uns com os outros.
Você pode escolher os alimentos que gosta mais sem tocar nos outros e, até mesmo em um caso extremo, alimentar-se de uma única categoria de alimentos em determinada refeição ou mesmo um dia inteiro.Por exemplo comer o frango o dia todo.
Mas o principal é permanecer dentro dessa lista.
Saiba, também, que o menor desvio, a menor quebra de fronteiras, por mais ínfima que seja, age como uma picada de agulha em um balão de ar.
Um desvio aparentemente benigno, pode ser suficiente para fazer com que se perca o benefício dessa preciosa liberdade de comer sem qualquer limitação.
Tudo que for mencionado na lista a seguir é para você, totalmente para você; o que não se encontra nela, você deve esquecer por ora, sabendo que, em um futuro próximo todos os alimentos deixados de lado poderão ser consumidos novamente.
Primeira categoria: as carnes magras
Boi: todos os pedaços para assar ou grelhar são autorizados:
Em especial : bife, filé, rosbife, evitando a costela por ser muito gordurosas.
Carne moída cozida ou em forma de hambúrguer, voce pode fazer almondegas com ovo e ervas
Língua do boi: .deve-se consumir apenas a metade anterior da língua, especialmente a ponta, que é a zona mais magra, e evitar a parte de trás, muito gordurosa.
Algumas marcas de hamburguer são muito gordurosos e é mais aconselhável moer você mesmo pedaços inteiros de carne.
Fígado: o que interessa é o teor em vitaminas, extremamente útil ao longo
da dieta de emagrecimento.
Pessoas com risco cardiovascular é aconselhável reduzir o consumo ou excluir. (Por isso é importante uma consulta ao médico)
Segunda categoria: os miúdos
Apenas o fígado e a língua são permitidos: fígado de vitela,de boi ou de galinha.
As línguas de vitela e do cordeiro, pouco gordurosas são autorizadas.
Terceira categoria: os peixes
Todos os peixes são autorizados, sejam eles gordurosos ou magros, brancos ou azuis, frescos ou congelados, em conserva ou naturais — mas nunca em conserva de óleo —, defumados ou secos.
Todos os peixes gordurosos e azuis são autorizados, especialmente a sardinha, o carapau, o atum e o salmão.
Todos os peixes brancos e magros também são autorizados, como a solha, a pescada, o
bacalhau, o dourado, o ruivo, a raia, a truta, a merluza, etc
O peixe defumado também é autorizado, especialmente o salmão, que apesar de gorduroso e reluzente não é mais gorduroso que um bife com 10% de gordura. O mesmo acontece com a truta defumada e a enguia. O peixe em conserva, muito útil em caso de refeições rápidas ou ligeiras, é autorizado quando se trata de uma conserva natural como o atum, o salmão ou o carapau no vinho branco, consumido sem molho, e sardinha com tomate.
kani preparação de origem japonesa à base de peixe branco extremamente magro, aromatizado com molho de caranguejo. e pode ser beliscado a qualquer hora do dia.
O peixe deve ser preparado sem adição de gordura, feito com limão e salpicado de condimentos, ou levado ao forno, recheado de ervas e limão, mas também no vapor ou, melhor ainda, em papelotes, para conservar integralmente os sucos de cozimento.
Quarta categoria: os frutos do mar
Nesta classe de alimentos reagrupo todos os crustáceos e mariscos.
Os camarões cinza e rosa, os gambas, os caranguejos, as lagostas, os lagostins, as ostras,
os mexilhões, os escargots, as vieiras etc.
É importante pensar nesses alimentos, que
diversificam a alimentação e podem dar um ar de festa
à dieta. Eles também têm o poder de nos deixar
facilmente satisfeitos.
Quinta categoria: as aves
Toda ave é autorizada — menos pato e ganso —, com a condição expressa de serem consumidos sem a pele. Cuidado! O cozimento se faz com a pele, que deve ser retirada no último momento, já no prato, para evitar que a carne fique seca.
O frango é a ave mais consumida e mais prática para a dieta das proteínas puras. Todos os seus pedaços são autorizados, exceto a parte interna da asa por ser gordurosa não tem como tirar a pele da asa.
O peito a parte mais magra, depois a coxa e, em seguida, a asa. Por fim, o frango escolhido para essa alimentação deve ser o mais jovem possível.
Peru em todas as suas formas, em escalope na frigideira ou a coxa assada no forno, com
bastante alho. A codorna também são autorizadas, assim como as aves de caça, como o faisão, o perdigoto e o pato selvagem, que é magro.
O coelho é uma carne magra que pode ser consumida assada ou cozida na mostarda e com requeijão cremoso 0% de gordura.
Sexta categoria:
os presuntos sem ou com baixo teor de gordura
Já há alguns anos encontram-se facilmente nos supermercados presuntos de porco com baixo teor de gordura, mas também o peito de peru ligeiramente defumado e o blanquet de frango, cujo teor de gordura varia entre 4% e 2% — bem mais magro que as carnes
e os peixes mais magros. Ou seja, eles são autorizados e até mesmo aconselhados, graças à sua extrema disponibilidade e facilidade de uso.
Sétima categoria: os ovos
Os ovos devem ser consumidos duros, na casca, cozidos, em omelete ou mexidos em uma frigideira antiaderente, ou seja, sem adição de óleo, nem de manteiga.
Para que seu consumo seja ainda mais agradável e não muito monótono você pode adicionar alguns camarões ou lagostins, ou até mesmo um pouco de carne de caranguejo. Também é possível prepará-los como omelete com cebolas picadas, como a tortilha espanhola, ou com um pouco de aspargos, para ficar mais saboroso.
Os ovos são, efetivamente, ricos em colesterol e seu consumo excessivo é desaconselhável para pessoas que apresentam uma taxa anormalmente elevada.
Nesses casos, é aconselhável limitar o consumo de três ou quatro gemas por semana, podendo-se utilizar a clara, proteína pura por excelência, sem qualquer restrição.
Oitava categoria: as proteínas vegetais
o tofu e o seitan, dois alimentos derivados, respectivamente, da soja e do trigo, têm uma predominância de proteínas suficiente para que seu uso “à vontade” seja permitido, como os alimentos das sete categorias precedentes
Os cinco últimos, tempeh, hambúrgueres vegetais, proteínas de soja texturizadas, leite e iogurte de soja, são alimentos interessantes, mas é reservado aos vegetarianos, que não consomem nem carne nem peixe. Para os não vegetarianos, esses cinco alimentos devem ser consumidos entre os alimentos tolerados, cujo uso é submetido a condições de peso e frequência.
1. O tofu
É simples e fácil de se fabricar em casa, bastando triturar grãos de soja na água para fazer leite de soja, depois coalhar no sal para fazer um tofu firme, tendo a consistência de um queijo coalho. Para ficar mais cremoso, basta adicionar um coagulante chamado “nigari” e esquentar. Você consegue encontrar os detalhes dessas duas receitas em uma infinidade de sites de culinária. Para quem não quiser ter muito trabalho todas as manhãs, o tofu é agora vendido em todos os supermercados de produtos orgânicos.
O tofu se apresenta em duas formas: cremosa e firme.
O tofu cremoso apresenta consistência semelhante a de um pudim ou iogurte. É vendido em garrafa em temperatura ambiente, mas é aconselhável conservá-lo resfriado por três a quatro dias. É útil, principalmente em receitas de sobremesas e confeitaria e nas panquecas de farelo de aveia. Também se destaca em preparações de molhos que substituem a maionese e o creme de leite. Sua consistência permite que concorra com o chantilly
O tofu firme tem a consistência de um queijo coalho e é usado em muitas receitas. É consumido esmigalhado, ralado, em pequenos cubos ou em forma de purê para todo tipo de pratos ou sobremesas. Ele é naturalmente sem gosto, mas fica impregnado por todos os sabores dos alimentos ao redor. Vai muito bem com cebolinha, molho shoyu e condimentos leves. Utilize-o em cubinhos em saladas ou em tortas de legumes preparadas com farelo de aveia.
O tempeh é um outro alimento derivado da soja. entra para a lista de alimentos tolerados, sem poder ser usado “à vontade”.
o leite de soja não é autorizado “à vontade”,mas apenas dois copos por dia, em substituição ao leite desnatado de vaca, sabor natural.
O iogurte de soja como o leite desnatado, o iogurte de soja, em na dieta, não é autorizado “à vontade”, sendo permitidos dois iogurtes por dia, de sabor natural, evidentemente.
Nona categoria: os laticínios magros (iogurtes, queijos brancos com 0% de gordura)
Os iogurtes brancos e aromatizados são totalmente autorizados, sem qualquer reserva (pag do livro:
Os iogurtes magros com frutas são autorizados, mas com uma dose máxima de dois potes por
dia. Entretanto, os que buscam uma perda de peso fulminante devem evitar esse tipo de iogurte na fase de ataque, ainda mais os que atravessam uma estagnação de peso.
Décima categoria: um litro e meio de líquido por dia É a única categoria desta lista realmente obrigatória.
o fato de beber líquidos é indispensável e não negociável. Sem essa intensa drenagem o seu emagrecimento irá parar.
Bebidas lights, como a Coca-Cola ou qualquer marca que não tenha mais de uma caloria por copo, são autorizadas em toda as etapas do Método Dukan.pois acalma a vontade “de mais alguma coisa”, tão frequente para quem está fazendo dieta.
Décima primeira categoria:
uma colher e meia de sopa de farelo de aveia.
ele tem ação benéfica na redução do colesterol e no diabetes.Seu poder de absorção. Pode absorver mais de vinte vezes seu volume de água. Por esse motivo, assim que chega ao estômago, incha e ocupa lugar suficiente para levar a uma saciedade rápida.
Saciedade e perda calórica fazem com que o farelo de aveia seja um aliado.
Ao longo da fase de ataque Dunkan prescreve a dose de uma colher e meia de farelo de aveia por dia. em forma de panqueca, com adoçante ou salgada,
Adicione uma colher e meia de sopa de farelo de aveia em uma tigela, acrescente meia colher de sopa
de requeijão cremoso 0% de gordura ou de iogurte e uma clara de ovo ou um ovo inteiro.
As panquecas se conservam por mais ou menos uma semana na geladeira, embaladas em papel-alumínio ou filme, para evitar que fiquem secas. Você também pode congelá-las, pois assim conservam o sabor, a consistência e o valor nutricional.
A maior parte pessoas consomem a panqueca pela manhã, o que evita que sintam fome antes do almoço. Outros usam-na em sanduíches para o almoço, com o recheio de uma fatia de salmão defumado ou fatias de carne .
Outros a consomem no meio da tarde, na “hora do crime”, em que podem surgir vontades compulsivas. Ou, ainda, após o jantar, quando vem a vontade de atacar a geladeira em busca de algo para acalmar a fome antes de dormir.
É importante notar que a panqueca de farelo de aveia é excelente ferramenta de defesa contra a bulimia.
O leite desnatado, fresco, em caixa ou em pó, é autorizado e pode melhorar o sabor e a consistência do chá ou do café, além de poder ser usado na confecção de molhos, cremes, pudins ou preparações diversas.
O açúcar é proibido.
O vinagre, os condimentos, as ervas, tomilho,alho, salsa, cebola, echalota, cebolinha etc.,
assim como todas as especiarias, são não apenas autorizados, como fortemente aconselhados.
Certas especiarias, como a baunilha ou a canela, têm por vocação trocar seu sabor caloroso,
tranquilizador e afetivo por um sabor açucarado.
Outros, como o coentro, o curry, o colombo e o cravo podem reduzir a necessidade de sal,
especialmente para as mulheres com retenção de líquidos,
Os picles e as cebolas são permitidos na fase ataque mas somente para temperar não comer.
O limão pode ser utilizado para dar sabor aos peixes e frutos do mar, mas não em forma de suco ou limonada incompatível com as duas primeiras fases do método, o ataque e o cruzeiro.
O sal e a mostarda são autorizados, mas seu uso deve permanecer moderado, principalmente em caso de retenção de líquidos.
O ketchup comum não é autorizado.
O chiclete é autorizado na fase ataque e cruzeiro serve para acalmar o stress.Sem açucar!!
Todos os óleos são proibidos.não devem existir nessa dieta de proteínas puras.
Contudo, o óleo mineral é autorizado para a preparação de vinagretes, mas nunca no cozimento. Use-o em pequenas quantidades e com água gasosa, que reduz seu poder oleoso muito elevado, porque, como é muito lubrificante, corre o risco de acelerar deploravelmente o trânsito intestinal.
Todo o resto, tudo que não tiver sido expressamente mencionado nessa lista, é proibido durante o tempo relativamente breve dessa dieta de ataque.
Concentre-se, então, em tudo que for autorizado e esqueça o resto. Varie sua alimentação, coma os alimentos na ordem que quiser e nunca se esqueça de que os alimentos autorizados e inscritos nessa lista podem ser consumidos a gosto, de acordo com sua vontade e sua fome.
Coma quantas vezes quiser !
E não se esqueça de que o segredo dessa dieta é comer muito e antes que a fome apareça, para evitar que se sucumba a um alimento tentador ausente da lista.
Nunca pule refeições !
Este é um erro grave, que costuma partir de uma boa intenção, mas que corre o risco de desestabilizar cada vez mais a dieta.
Beba sempre que comer
Por razões estranhas, persiste no espírito do público uma velha instrução que data dos anos 1970, de que não se deve beber durante as refeições. Essa instrução, que não apresenta qualquer benefício para o mortal comum, pode se revelar nociva para quem segue uma dieta, particularmente uma de proteínas puras. Não beber durante as refeições faz com que se corra o risco de se esquecer de beber. Além disso, beber ao comer aumenta o volume do conteúdo gástrico e gera uma sensação de plenitude e saciedade. Finalmente, a água dilui os alimentos, torna sua absorção mais lenta e aumenta a duração da saciedade.
Não deixe faltar os alimentos necessários à sua dieta .Sempre tenha em mãos ou na geladeira um grande leque de opções das onze categorias de alimentos, que se tornarão seus amigos e seus alimentos-fetiche. Leve com voce onde para não comer coisas que não deve.
Antes de consumir um alimento, certifique-se de que faz parte da lista.
O café da manhã é o momento ideal para preparar sua panqueca de farelo de aveia. Se estiver com pressa demais para prepará-la, consuma a colher de sopa de farelo misturando-a com leite quente adoçado ou misture com iogurte para lhe dar um gosto de cereal e uma consistência mais densa.
Cuidado! Durante a fase de ataque, não se pode passar de uma colher e meia de farelo de aveia por dia, para não perturbar o modo de ação específico das proteínas.
Duração da dieta de ataque :Uma escolha decisiva !
É um dos momentos mais importantes desse método, pois esse ataque-relâmpago por meio das proteínas puras é, ao mesmo tempo, o starter que dá o primeiro impulso e o molde, a primeira marca nas quais vão se articular as outras três outras dietas até a estabilização definitiva.
Além disso, as proteínas são alimentos cuja extrema densidade e ocupação durável do sistema digestivo geram forte efeito de satisfação.
E, principalmente, sua desintegração ao longo do processo metabólico produz corpos cetônicos, conhecidos por sua ação de saciedade.
Essas duas propriedades fazem com que as proteínas puras se oponham aos comportamentos compulsivos e à introdução de alimentos desequilibrados.
Finalmente, por sua extrema eficácia, essa dieta traz resultados imediatos e patentes, que transformam os pacientes que o seguem em pessoas dinâmicas e eufóricas, reforçando sua vontade de lutar contra o sobrepeso.
Ou seja, é importante ter êxito nessa primeira etapa e, com isto, fixar com precisão a duração certa que lhe é atribuída.
A duração da dieta de ataque é de cinco dias
É o tempo que permite à dieta fornecer os melhores resultados, sem desenvolver resistência metabólica ou cansar quem o pratica. É também a duração de um ataque que melhor convém às perdas de peso mais frequentemente encontradas, habitualmente compreendidas entre dez e vinte quilos.
Para objetivos menos ambiciosos e inferiores a dez quilos a melhor solução é um ataque de três dias, passando sem esforço à fase de alternância de proteínas.
Para perdas inferiores a cinco quilos
Quando se quer evitar uma perda muito rápida, um dia de ataque é o suficiente. Esse primeiro dia, conhecido como dia de abertura, apresenta um efeito de ruptura que surpreende o organismo e proporciona uma perda de peso surpreendente e suficientemente encorajadora para lançar a dieta.
Para obesidades maiores
Nesses casos muito particulares, em que o objetivo de perda passa dos vinte quilos ou quando a motivação é extrema, ou, ainda, quando inúmeras dietas anteriores foram tentadas sem êxito, essa fase pode, depois de uma consulta a um médico, ter uma duração de sete ou mesmo dez dias, com a condição de não se deixar de consumir líquidos.
Reações do organismo durante a dieta das proteínas puras:
O primeiro dia dessa dieta de ataque é um dia de adaptação e combate.
ele abre as portas a diversas categorias de alimentos usuais e saborosos, mas fecha-as a muitos outros, que o obeso tem o hábito de consumir, nem sempre considerando seu número e quantidade.
O melhor meio de remediar esta sensação de restrição, que pode invadir os que desistem mais fácil, é aproveitar-se plenamente das possibilidades dessa dieta que, pela primeira vez, permite que sejam consumidos “à vontade” alimentos consistentes e de prestígio, como a carne de boi ou de vitela, peixes, quaisquer que sejam, inclusive o salmão defumado, o atum em lata, de conserva, o haddock, o kani, as ostras, os lagostins, os ovos mexidos, uma enorme gama de laticínios desnatados e presuntos sem gordura, sem esquecer dos pudins de leite desnatado.
No primeiro dia, coma mais. Substitua a variedade que falta pela quantidade permitida. E, principalmente, organize-se para sempre ter em mãos “todos” os alimentos indispensáveis, uma vez que são autorizados, em sua despensa ou em sua geladeira.
Beba mais, você terá a sensação de estar “ocupado” e mais rapidamente saciado. Você urinará muito, pois, não tendo o hábito de beber tanto, seus rins serão obrigados a abrir suas válvulas e eliminar detritos. Essa drenagem secará os tecidos tão comumente infiltrados da mulher, em quem a água estagna, em especial nos membros inferiores: coxas, pernas e calcanhares, nos dedos inchados dos quais não conseguem tirar seus anéis, assim como o rosto.
Na manhã seguinte ao primeiro dia, pese-se, e ficará surpreso com os primeiros resultados.
Pese-se com frequência, principalmente nos
três primeiros dias.
A propósito, conserve o hábito de
se pesar todos os dias de sua vida, pois, se a
balança é inimiga de quem engorda, também é
amiga e a justa recompensa daquele que
emagrece. Toda perda de peso, por mínima que
seja, será seu melhor estímulo.
Um leve cansaço pode ser sentido durante os
dois primeiros dias, com uma mínima resistência a
todo esforço prolongado.
Este é o período de surpresa, em que o corpo
queima sem contar ou resistir. Não é, portanto, o
momento de impor-lhe gastos extremos.
vinte minutos de caminhada que fazem parte do
método.esses vinte minutos não são apenas aconselhados, mas
prescritos e, por esse motivo, não são negociáveis.
A partir do terceiro dia o cansaço para e,
habitualmente, dá lugar a uma impressão de euforia e
dinamismo que reforçam ainda mais as mensagens
encorajadoras do ponteiro da balança.
Um hálito um pouco forte e a impressão de boca seca
Estes sintomas não são específicos da dieta das
proteínas, mas fazem parte de qualquer dieta
A fome desaparece depois do terceiro dia
Ela é mais sensível nos predispostos e em quem não
bebe o suficiente. Para os outros, as fezes são mais
raras, mas não é o caso de prisão de ventre. Trata-se
apenas de uma redução considerável de detritos, pois
os alimentos proteicos contêm pouquíssimas fibras e os
alimentos com maior fonte de fibras, como as frutas e
os legumes, ainda não são autorizados nessa fase. Se
essa redução de fezes o preocupa, compre farelo de
trigo e adicione uma colher de sopa em sua panqueca
de farelo de aveia ou em seus laticínios.
Se isso não for suficiente, tome, ao fim da refeição,
uma colher de óleo mineral. E, principalmente, beba
muito, pois a água é conhecida por fazer com que se
urine, mas também hidrata e amolece as fezes.
Seu farmacêutico poderá ajudá-lo e
aconselhá-lo com produtos naturais à base de fibras de
frutas, como a ameixa.
Se isso ainda não for suficiente, peça ajuda ao seu
médico. Tente resistir à tentação de tomar laxantes,
muito violentos e aos quais acabamos por nos habituar,
cuja eficácia passageira nos obriga a aumentar suas
doses.
Depois do quarto dia, desaparece a prisão de ventre
Tal desaparecimento surpreendente está ligado ao
aumento de liberação dos famosos corpos cetônicos, na
ausência de consumo de açúcar, os maiores
moderadores naturais de apetite.
Para quem não gosta
muito de carne e peixe, o tédio logo aparece e a
monotonia tem um efeito muito marcado no apetite. Os
desejos súbitos e as compulsões reacionais
desaparecem totalmente. A porção de proteínas, muito
grande nos primeiros dias, é progressivamente
diminuída.
É preciso tomar vitaminas?
Eu aconselho, mas não é, de forma alguma,
obrigatório para um período curto de três a cinco dias.
Entretanto, se a dieta de cruzeiro deve atacar um
grande excesso de peso e prolongar-se em duração, é
útil associar uma dose diária de complementos
polivitamínicos, evitando-se doses fortes ou os diversos
e múltiplos, cujo acúmulo pode se revelar tóxico. Na
prática, é frequentemente preferível e mais útil
consumir alimentos repletos de vitaminas e preparar
uma fatia de fígado bovino duas vezes por semana e
uma colher de fermento biológico todas as manhãs,
preparando boas saladas compostas com alface,
pimentão cru, tomates, cenouras e endívias, assim que
os legumes começarem a ser autorizados.
Para um ataque de cinco dias de proteínas puras
Nesse caso, que costuma ser o mais praticado e o
mais eficaz, a perda de peso habitual varia entre dois e
três quilos. Essa perda pode chegar aos quatro e até
mesmo cinco quilos para os muito obesos,
especialmente para homens ativos e, no pior dos casos,
ser de apenas um quilo para a mulher em menopausa
em pleno tratamento hormonal, sujeita à retenção de
líquidos e edemas.
Saiba que existe um período de três a quatro dias
que precedem a menstruação, ao longo dos quais o
corpo feminino retém água. Essa retenção reduz a
eliminação de detritos e diminui a combustão de
gorduras, o que reduz, momentaneamente, a eficácia
da dieta e bloqueia o peso.
É importante compreender que, na espera da
menstruação, a perda de peso não é interrompida,
apenas camuflada pela retenção de líquidos,
reaparecendo a partir do segundo ou terceiro dia depois
do início da menstruação.
Quando o período de ataque dura apenas três dias
Aqui a perda de peso se situa entre um e dois quilos
e meio.
Para um ataque de um único e primeiro dia
A perda habitual chega a um quilo, pois o efeito
surpresa é máximo durante o primeiro dia.
Resumo recapitulativo
da dieta de ataque
Ao longo desse período, cuja duração pode variar entre
um e dez dias de acordo com o caso, você terá o direito
de se alimentar das onze categorias de alimentos que
se seguem e dos adjuvantes.
Dentro dessas onze categorias você poderá consumir
a quantidade de alimentos que quiser ou que lhe
convier, sem qualquer limitação e a qualquer hora do
dia.
Você também terá a possibilidade de misturar esses
alimentos entre si.
A palavra de ordem é, portanto, simples e não
negociável: tudo que estiver mencionado na lista a
seguir é para você, totalmente para você. O que não
estiver nela não é para você e deve ser esquecido por
enquanto, sabendo que, em um futuro próximo, todos
os alimentos lhe serão novamente permitidos.
1. As carnes magras: vitela, boi, menos o entrecosto e
a costela, grelhados ou assados, sem gordura.
2. Os cortes: fígado, rins e língua de vitelo e boi
(ponta).
3. Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos,
azuis, crus ou cozidos.
4. Todos os frutos do mar (mariscos e crustáceos).
5. Todas as aves, exceto o pato, sem pele.
6. Presuntos sem gordura, fatias de peru, frango e
porco magros.
7. Ovos.
8. Proteínas vegetais.
9. Laticínios desnatados.
10. Um litro e meio de água sem sais.
11. Panqueca de farelo de aveia ou uma colher e meia
de sopa de farelo de aveia no leite ou qualquer
laticínio.
12. Vinte minutos de caminhada obrigatória todos os
dias.
13. Os adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, ervas
aromáticas, condimentos, especiarias, picles, limão
(não em bebida), sal e mostarda (com moderação).
À parte esses adjuvantes, a caminhada e as 11
categorias de alimentos descritas anteriormente, NADA
MAIS É PERMITIDO.
Todo o resto, tudo que não tiver sido expressamente
mencionado nesta lista, é proibido durante o tempo
relativamente curto dessa dieta de ataque.
Concentre-se, portanto, em tudo o que for
autorizado e esqueça o resto.
Varie sua alimentação, misture esses alimentos em
ordem ou desordem, nunca se esqueça de que os
alimentos autorizados e inscritos nesta lista são total e
verdadeiramente para você.
Fonte: Eu não consigo emagrecer- autor Pierre Dukan,