1 – Cardamomo Usado em pratos doces e salgados, esse condimento é bom para tratar dor de garganta, para a saúde do coração e para a digestão.
sementes de cor esverdeada que esconde sementinhas escuras intensamente aromáticas. Os árabes não dispensam a especiaria, e colocam nos cafés para os amigos para estreitar os laços. Na Índia, os cardamomos são a alma do curry e temperam legumes, carnes e frangos. Os espanhóis costumam usar algumas bagas amassadas numa infusão, com pedacinhos de casca de laranja em chás. Na cultura indiana, é considerado um afrodisíaco e na medicina tibetana, usada para males dos rins.
Pimenta-malagueta
Esse ingrediente fundamental em refogados e guisados apimentados aumenta a circulação, acelerando o metabolismo e abrindo o apetite.
Canela
Esse estimulante quente e perfumado ajuda a evitar o cansaço e problemas digestivos. Também é ótimo para melhorar a taxa de açúcar no sangue, por isso é importante para uma alimentação saudável para diabéticos.
Sementes de coentro
Essas sementes melhoram a absorção da comida, ajudam a tratar diarreia e têm propriedades antibacterianas. E, evidentemente, ficam deliciosas em refogados e ensopados.
Importante ingrediente em ensopados e muitos pratos gregos e latino-americanos, o cominho auxilia a digestão e combate a náusea. Também ajuda a aliviar a dor e promove a cicatrização dos tecidos.
Cominho
Erva-doce
Esse maravilhoso condimento combina perfeitamente com peixes de qualquer espécie, mas também vai bem com carnes. Mastigadas após as refeições, as sementes esfriam e acalmam o estômago, facilitando a digestão.
Feno-grego
Bom com carnes, peixes e bolos, esse condimento é recomendado para quem sofre de artrite. Também pode ajudar a perder peso ou controlar o diabetes tipo 2, pois eleva a taxa metabólica e reduz a glicose no sangue.
Gengibre
Ingrediente superversátil, disponível fresco, seco ou cristalizado, o gengibre é mais conhecido por suas propriedades calmantes para o estômago. Também alivia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite.
Sementes de mostarda
Acrescente-as a refogados, ensopados e a qualquer prato com legumes e verduras. Elas abrem o apetite, aliviam a dor muscular e melhoram a qualidade do sono.
Tamarindo
Muito usada em curries, chutneys e samosas, essa especiaria amarga é valiosa como laxante e usada para promover a cicatrização dos tecidos.
Esse fruto que vem encapsulado por uma vagem revestida de casca não muito grossa tem propriedades laxantes, refrigerantes e edulcorantes. É usado como forma alternativa de tratamento para algumas doenças, suas folhas por exemplo, quando fervidas em água são usadas como forma alternativa para tratar pedras nos rins, enquanto que a polpa além de refrigerante é adstringente. Além disso, ele é capaz de diminuir também a febre e a tosse, sendo antiácido e anti-inflamatório e se você ficou em dúvida sobre o fato de ele ser adstringente, digamos que ele “acalma” a acidez do estomago, para ser mais claro e simples.
Ele é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de cálcio, ferro, potássio e fósforo.
Cúrcuma
Esse tempero do curry é famoso por suas propriedades medicinais, desde a cicatrização de feridas até o tratamento de problemas respiratórios. Também estimula o sistema imunológico.