20/11/13

11 condimentos fantásticos para sua saúde

Existem muito mais ervas culinárias e condimentos do que apenas orégano, salsinha e manjericão. Os condimentos orientais não só são deliciosos mas também são essenciais na medicina aiurveda, como explica o livroOs segredos de saúde mais bem guardados do mundo. Todos os itens a seguir são encontrados em mercados, além de serem saudáveis e apropriados para uso nas refeições, a qualquer tempo. Experimente!



1 – Cardamomo                                     Usado em pratos doces e salgados, esse condimento é bom para tratar dor de garganta, para a saúde do coração e para a digestão.

 sementes de cor esverdeada que esconde sementinhas escuras intensamente aromáticas. Os árabes não dispensam a especiaria, e colocam nos cafés para os amigos para estreitar os laços. Na Índia, os cardamomos são a alma do curry e temperam legumes, carnes e frangos. Os espanhóis costumam usar algumas bagas amassadas numa infusão, com pedacinhos de casca de laranja em chás. Na cultura indiana, é considerado um afrodisíaco e na medicina tibetana, usada para males dos rins.



 Pimenta-malagueta

Esse ingrediente fundamental em refogados e guisados apimentados aumenta a circulação, acelerando o metabolismo e abrindo o apetite.





Canela
Esse estimulante quente e perfumado ajuda a evitar o cansaço e problemas digestivos. Também é ótimo para melhorar a taxa de açúcar no sangue, por isso é importante para uma alimentação saudável para diabéticos.




Sementes de coentro
Essas sementes melhoram a absorção da comida, ajudam a tratar diarreia e têm propriedades antibacterianas. E, evidentemente, ficam deliciosas em refogados e ensopados.






                                         
  Cominho
Importante ingrediente em ensopados e muitos pratos gregos e latino-americanos, o cominho auxilia a digestão e combate a náusea. Também ajuda a aliviar a dor e promove a cicatrização dos tecidos.
  Cominho







Erva-doce

Esse maravilhoso condimento combina perfeitamente com peixes de qualquer espécie, mas também vai bem com carnes. Mastigadas após as refeições, as sementes esfriam e acalmam o estômago, facilitando a digestão.







Feno-grego

Bom com carnes, peixes e bolos, esse condimento é recomendado para quem sofre de artrite. Também pode ajudar a perder peso ou controlar o diabetes tipo 2, pois eleva a taxa metabólica e reduz a glicose no sangue.







                                                                  Gengibre
Ingrediente superversátil, disponível fresco, seco ou cristalizado, o gengibre é mais conhecido por suas propriedades calmantes para o estômago. Também alivia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite.




Sementes de mostarda

Acrescente-as a refogados, ensopados e a qualquer prato com legumes e verduras. Elas abrem o apetite, aliviam a dor muscular e melhoram a qualidade do sono.



Tamarindo
Muito usada em currieschutneys samosas, essa especiaria amarga é valiosa como laxante e usada para promover a cicatrização dos tecidos.
Esse fruto que vem encapsulado por uma vagem revestida de casca não muito grossa tem propriedades laxantes, refrigerantes e edulcorantes.  É usado como forma alternativa de tratamento para algumas doenças, suas folhas por exemplo, quando fervidas em água são usadas como forma alternativa para tratar pedras nos rins, enquanto que a polpa além de refrigerante é adstringente. Além disso, ele é capaz de diminuir também a febre e a tosse, sendo antiácido e anti-inflamatório e se você ficou em dúvida sobre o fato de ele ser adstringente, digamos que ele “acalma” a acidez do estomago, para ser mais claro e simples.
Ele é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de cálcio, ferro, potássio e fósforo.


Cúrcuma

Esse tempero do curry é famoso por suas propriedades medicinais, desde a cicatrização de feridas até o tratamento de problemas respiratórios. Também estimula o sistema imunológico.

selecoes.com.br/

Pele hidratada funciona como uma proteção contra micro-organismos

Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio, mas na verdade, a hidratação é importante também para a saúde - se bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.

Porém, além dos cuidados habituais, com o uso de cremes e a ingestão de 2 litros de água por dia, alguns hábitos também ajudam a evitar que o corpo fique ressecado, como mostraram a dermatologista Márcia Purceli e a cosmetóloga e engenheira química Sônia Corazza no Bem Estar desta terça-feira (19).

Por exemplo, ao tomar banho, a dica é evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro, evitar água muito quente e também o uso da bucha ou sabonete em excesso, que pode tirar a gordura que protege a pele. Tudo isso causa ressecamento e pode criar fissuras e escamas imperceptíveis, que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli - por isso, é extremamente importante evitar esses hábitos e também usar alguns cosméticos que ajudam a manter essa proteção.

Como explicou a médica, vale ressaltar que, além dos cremes hidratantes, existem produtos que hidratam a pele apesar de essa não ser a função principal, como por exemplo, maquiagens cremosas, filtro solar, desodorantes (roll-on e stick), cera de depilação e até a loção pós-barba sem álcool usada pelos homens.
De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, existem diferenças ainda nas regiões do corpo que precisam de mais hidratação.
Áreas com mais pelos, como por exemplo, o rosto, braços e o couro cabeludo, geralmente são mais oleosas - mas por outro lado, áreas mais enrugadas como joelhos e cotovelos são costumam ser mais ressecadas, como mostrou a reportagem do Rafael Castro (confira no vídeo acima). Nesses casos, a pessoa pode recorrer a hidratantes, vaselina ou até manteiga corporal, mas sempre de acordo com sua pele e situação, como recomendou a farmacêutica Vânia Leite.
Na hora de comprar o cosmético para hidratar, no entanto, é importante prestar atenção no que diz o rótulo. Segundo a cosmetóloga Sônia Corazza, os produtos que hidratam são aqueles que têm óleos vegetais, manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia - substâncias que impedem a perda excessiva de água através da pele, deixando-a sempre hidratada. No caso dos cremes com ureia, no entanto, a dermatologista Márcia Purceli alerta que eles não podem ser usados no rosto e durante a gravidez.
Além da pele, é importante ainda se preocupar em hidratar outras partes do corpo, como por exemplo, as unhas.
Removedores com óleo, cera e cremes com ureia são boas opções para isso, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli. De acordo com a médica, os esmaltes ressecam as unhas e, por isso, o ideal é que elas fiquem sem eles pelo menos um dia durante a semana.
No caso dos cabelos, é importante procurar se há arginina, cistina e prolina na composição dos produtos. Segundo as especialistas, vale lembrar que o shampoo não hidrata os fios, apenas os condicionadores, máscaras ou leave-in. O shampoo limpa o cabelo, do mesmo jeito que o sabonete, que também tem essa função, mas ao contrário do shampoo, ele resseca e tira a proteção do cabelo e por isso não deve ser usado na hora de lavar.
As especialistas alertaram ainda para a importância de proteger os lábios, seja com o uso de batons ou protetores labiais, no caso dos homens.
Alguns produtos têm no rótulo a função de hidratante, como mostrou a reportagem do Rafael Castro, mas mesmo se não tiver, vale lembrar que todos os batons hidratam, uns com mais intensidade do que outros. De acordo com a cosmetóloga Sônia Corazza, os homens também devem proteger os lábios para evitar ressecamento e até câncer nessa região.


G1 globo.com

As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com