19/06/18

PARA QUE SERVE O CHÁ DE ROSA BRANCA E COMO TOMAR

O uso de plantas medicinais  tem sido muito usada pela pela população mundial .
 Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% da população mundial fez o uso de algum tipo de erva na busca de alívio de algum sintoma  doloroso ou desagradável
Desse total, pelo menos 30% foi por  indicação médica.
Inclusive o uso das plantas medicinais tem recebido muito crédito da Organização Mundial de Saúde, 
pois as plantas  apresentam fatores que vem colaborando com a medicina no tratamento de várias doenças e assim incentivando a prática econômica e social. “

O que deve- se ter atenção é como reconhecer a planta ,ou seja ter cuidado porque existem nomes diferentes que variam de região para região
 o que pode acarretar erros graves quando usada sem saber .
 Eu escolhi A Rosa Branca (Rosa alba L.), por ter usado ,por encontrar facilmente e por nao ter reações adiversas e nem efeitos colaterais.
A Rosa branca eu usei fazendo o chá dela,ou seja com finalidade medicinal.
Para que serve?
tratamento de doenças e inflamações 
Muito usada na Aromaterapia (técnica milenar) com o poder de equilibrar certos níveis energéticos, principalmente aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que tem sua origem nos planos mental, emocional e espiritual do ser [...]. 
Na aromoterapia  a rosa branca  faz com que seu aroma inspire sentimentos de amor, harmonia e paz. 
O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro das emoções, onde se transformam em sentimentos. 
O chá  é  depurativo do sangue, laxante suave, que se destacam da ação adstringente, calmante, antibacteriana, digestiva, anti-inflamatória, dentre outros. 
Muito útil no tratamento de inflamações nos olhos, rins e útero, serve para desinfetar ferimentos, tratar prisão de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta, bronquite, e muito utilizada na a limpeza de pele 
Estudos comprovam que não há nenhuma contra indicação ou efeitos colaterais desse chá. Além disso, estudos comprovaram que a Rosa alba possui propriedades antimicrobianas e o extrato das pétalas possui um efeito antibiótico e antifúngico, 
da qual comprova a veracidade do tratamento de inflamações e feridas. 
Rosas são ricas em antioxidantes naturais. Cientistas descobriram que o chá de pétalas de rosas brancas pode diminuir as cólicas menstruais, de modo que a ingestão seja regular durante o mínimo seis meses.
As pétalas de rosa são uma fonte rica em vitamina C (antioxidante natural), bloqueando danos por exposição a toxinas e radicais livres; além de que a vitamina C oferece suporte ao sistema imunológico e auxilia na produção de colágeno.

COMO ´REPARAR O CHÁ DE ROSA BRANCA;
mergulhar as petalas ou quando voce compra e já vem no pacotinho  mergulhar em agua fria e levar ao fogo  e deixar ferver por 5 a 10 minutos
Coa-se e está pronta para o uso. 
O chá de pétalas de rosa branca pode ser ingerido ou utilizado para banhar ferimentos, e também em compressas (cataplasma) sendo colocadas no local desejado. 

COMO TOMAR O CHÁ DE ROSA BRANCA.
A ingestão do chá é indicada no tratamento de infecções e a forma de uso de três xícaras ao dia, morno e preferencialmente sem adoçar. 

COMO USAR EM FERIMENTOS :
Já em caso de uso tópico, aplica-se o chá morno ou frio sobre o local do ferimento com gaze limpa. Foram utilizadas busca em bases de dados específicos, busca por “ditos populares”, pesquisa e referências bibliográficas nas diferentes áreas de plantas medicinais, aromaterapia, fitoterapia, fitoquímica. 

 A rosa branca é uma das flores mais graciosas  por seu padrão de beleza e seu perfume, mas não se imaginava até então, do poder de uma simples flor no combate à diversos e diferentes casos clínicos, indo do simples ao mais complexo.
O precisamos é que sejam feitos muitos estudos, Investimentos em pesquisas nacionais .
 O Brasil apresenta uma diversidade muito ampla de plantas, sendo que muitas apresentam propriedades farmacêuticas eficazes a nossa saúde, onde crianças e jovens podem ajudar na preservação dessas plantas, auxiliando na economia do país na produção de medicamentos com base natural.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MARTINS, E. Plantas Medicinais. Edição Imprensa Universitária - UFV. Viçosa. Minas Gerais. 1995. 220p. BARRACA, S. A. Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura “Luíz de Queiroz”- Departamento de Produção Vegetal. Relatório do estágio supervisionado produção vegetal-II: Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas. Piracicaba, Julho de 1999. BICALHO, G. O. D. Aromaterapia. Disponível em acesso em 04 de agosto de 2015. SILVA, D. Chá de rosa branca e suas várias indicações. Disponível em acesso em 05 de agosto de 2015. PETRIN, N. Chá de rosa branca. Disponível em acesso em 05 de agosto de 2015. MOURET, S. Chá das pétalas de rosas – Benefícios e propriedades. Disponível em acesso em 06 de agosto de 2015 Rosa Branca. Disponível em < http://www.tuasaude.com/rosa-branca/> acesso em 06 de agosto de 2015 Plantas que curam – Rosa Branca. Disponível em < http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/rosa-branca.html> acesso em 06 de agosto de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com