16/11/13

O que é e quais os benefícios do edamame para a saúde

O edamame nada mais é que grãos imaturos de soja, ou seja, os grãos de soja ainda verdes. As vagens imaturas de soja são colhidas a partir das plantas e em seguida inseridas no vapor ou fervidas em água por até 20 minutos, temperada com sal ou tempero.

Estudos realizados sobre o valor nutricional do edamame relatam a presença da luteína e do betacaroteno. Sabe-se que a luteína é um pigmento amarelo encontrado nos alimentos e que o nosso organismo não consegue sintetizá-lo e que deve ser oferecido ao organismo através da alimentação. 

Pesquisas demonstram que esses compostos além de prevenir :
o câncer de colon têm ação na preservação das funções visuais,
 protegendo a retina de lesões solares e degenerações maculares. 
Quanto ao betacaroteno, são atribuídas ações antioxidantes e antioncogênica ressaltando que o teor de betacaroteno diminui com o amadurecimento dos grãos de soja.

Quanto aos minerais, os grãos de soja verde destacam-se pelo teor considerável de cálcio, fósforo e potássio. 
 É uma boa fonte de fibra e possui alto poder de saciedade




Salada com quinoa




Este Salada  com Quinoa é saudável e ótima para um almoço ou jantar . Também é ótimo para levar para festas! É sempre um sucesso !

ingredientes:
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
1/4 colher de chá de sal
1 xícara de repolho roxo picado
1 xícara descascados e cozidos edamame (Esse grão nada mais é do que a soja verde, ou seja, a soja não madura, ainda dentro da vagem. Parece uma ervilha torta e é super fácil de preparar e encontrar. Procure ela no supermercado na parte de vegetais congelados.
1 pimentão vermelho picado
1/2 xícara de cenoura ralada
1 xícara de pepino em cubos

Para o molho :
1/4 xícara de molho de soja light 
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de vinagre de vinho de arroz
2 colheres de sopa de cebolinha verde
1/4 xícara de coentro picado
1 colher de sopa de sementes de gergelim
1/4 colher de chá de gengibre ralado
1/8 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:
1 . Adicione a água , quinoa, e sal para uma panela média e leve para ferver em fogo médio. Ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que a água seja absorvida. Retire do fogo .

2 . Coloque a quinoa em uma tigela grande e adicione a couve, edamame , pimentão vermelho , cenoura e pepino. Reserve.

3. Em uma tigela pequena , misture o molho de soja , óleo de gergelim , vinagre de vinho de arroz, cebolinha , coentro , sementes de gergelim , gengibre, flocos de pimenta vermelha , sal e pimenta.

4 . Despeje o molho sobre a salada de quinoa e misture bem .

Nota - Certifique-se de usar molho   sem glúten , nem todo o molho de soja é livre de glúten. Esta salada é bem servida em temperatura ambiente ou gelado.


Como preparar Edamame

É muito simples preparar essa delícia. Basta ferver a água na panela, enquanto tira a vagem do freezer e deixar na água por míseros 3 minutos e voilà, prontinho pra comer. Ah! Só não se esqueça de tirar a casca na hora de comer. É quase como comer uma pipoca, só que mais saudável, rs!

Tradução: Silmara RC
twopeasandtheirpod

13/11/13

Viva o Ovo!

Nem sempre esse alimento deteve o título de mocinho. “A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue”, lembra Lia Buschinelli, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Instituto Paulista de Cancerologia, em São Paulo. Mas, graças aos estudos científicos realizados nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido.
Sabe-se, hoje, que a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco as taxas dessa gordura no sangue. O mesmo não se pode dizer das gorduras saturadas. Encontradas nas carnes, no leite e derivados integrais, elas são as verdadeiras inimigas da saúde do coração. “A concentração de gorduras totais no ovo é cerca de 5 gramas, sendo apenas 1,5 grama do tipo saturada”, afirma a nutricionista Aritiane Ricardo Silva, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo. Ou seja, é um alimento que pode (e merece) ser consumido com frequência.
Quantas unidades podem entrar no cardápio? Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo de até sete ovos por semana altera muito pouco as taxas de colesterol. Para chegar a esse número, os autores avaliaram 120 mil homens e mulheres saudáveis no período de dez anos. Por medida de prevenção, no entanto, os especialistas ainda recomendam moderação para quem tem colesterol alto. “Para essas pessoas, o consumo máximo deve ser de três ovos por semana”, orienta Aritiane.

Aliado da dieta  Outro ponto positivo que veio à tona recentemente: esse alimento ajuda na perda de peso, de acordo com uma pesquisa do Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos. Mérito da proteína de boa qualidade. “Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo sacia com mais facilidade”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Experimente incluir o ovo no café da manhã. Há provas de que, consumido nesse horário, ele deixa você menos voraz ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não vale ovo frito. Deve ser mexido, pochê ou cozido (nesse formato, ele pode até ser levado para o trabalho ou faculdade num potinho, dentro da bolsa, como opção de lanche). “Comer um ovo no final da tarde ajuda a driblar a vontade de doce, comum nesse horário”, afirma Lucia Endriukaite, nutricionista e consultora do Instituto Ovos Brasil. É uma troca vantajosa para quem quer emagrecer, já que a unidade (clara e gema) é magrinha: tem 70 calorias, em média. E você chega no jantar menos faminta.
Bom para os músculos
O ovo também é excelente para manter o corpo firme. Ele ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina – aminoácido que compõe a proteína da clara. Esse ingrediente, aliás, é bastante usado nos suplementos nutricionais para o ganho de músculos. Por isso a clara é a queridinha de atletas e praticantes de musculação. Para emagrecer sem ficar flácida, você também pode adotá-la com mais frequência que a gema. Mesmo porque a clara tem apenas 15 calorias e não carrega gordura nem colesterol. Mas não descarte totalmente a gema: é ela que concentra a maior parte das vitaminas e dos minerais. Ou seja, é a união das duas partes (clara e gema) que faz do ovo um alimento tão especial. É claro que, sozinho, ele não faz milagre. Para obter todos os benefícios que ele proporciona, você deve combinar o consumo à prática de atividade física e a uma dieta saudável, de preferência que inclua outras fontes de proteína magra (peixe, frango e carne sem gordura). Mais bons motivos para você virar fã do ovo: é barato e versátil – rende muitas receitas diferentes e gostosas.
Alimento para o cérebroO ovo não é rico apenas em proteína. A gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerado valioso para a saúde do cérebro. “Estudos relacionam o consumo adequado de colina (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) a um menor risco de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer”, comenta a nutricionista Lia Buschinelli. Jás as substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês dão ao ovo o poder de combater o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão.
Casca protegida
Na hora da compra, é importante verificar a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagens. Fique de olho também no aspecto da casca e adote cuidados no armazenamento e preparo
•  A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.
•  Em casa, guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Apesar de muita gente guardá-los nessa parte, não é o lugar mais indicado. Os movimentos de abre e fecha da porta podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo da geladeira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.
•  Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel toalha na hora de usar.
•  Para evitar que a casca quebre no cozimento, ponha uma colher de sopa de vinagre na água. Se você gosta do ovo molinho, deixe-o na água fervente por cinco minutos. Ou nove minutos se quiser ele durinho.
Fonte: Boa forma

Conservação de alimentos

Confira as dicas abaixo:
  • Mantimentos secos como cereais, grãos, farinhas e biscoitos, devem ser guardados em ambientes frescos e sem exposição direta ao sol.
  • A fruteira deve sempre ficar em um lugar seco e visível a todos. Sempre que uma das frutas estragar, tire imediatamente ela do contato das outras para que elas continuem boas para consumo.
  • Quando trocar os alimentos de sua embalagem original para outros potes e refratários, não se esqueça de anotar a data de validade para garantir o consumo dentro do prazo adequado.
  • Alimentos refrigerados devem ser obrigatoriamente mantidos em geladeira! Caso queira transportá-los para o trabalho ou outros locais, tenha sempre uma bolsa térmica à mão para garantir a qualidade no momento do consumo.
imagem: google

  • Quando tiver dúvidas, leia sempre as orientações do fabricante no rótulo.
  • O que não for consumido na refeição e sobrar nas panelas, guarde imediatamente em potes fechados e em porções individuais, armazenando em geladeira por no máximo 2 dias ou no congelador por até 1 mês. Ao reaquecer no micro-ondas, prefira refratários de vidro.
  • Lembre-se: o que for para o prato e sobrar, não pode mais ser armazenado! Por isso, evite exagerar nas quantidades ao se servir.
  • Mantenha a sua dispensa organizada, deixando sempre os alimentos que vencem antes na frente da prateleira. Assim, evitamos desperdícios de produtos vencidos.
  • Após abertos, guarde os alimentos enlatados em potes ou refratários apropriados.
  • Mantenha bebidas e produtos prontos para beber bem fechados em geladeira, evitando a contaminação.

comerbemtdb

Dieta da desintoxicação limpa nosso organismo e emagrece

Existem vários tipos de dietas desintoxicantes. A detox tradicional é sem lactose, sem glúten e sem proteína animal. Ou seja: nada de leite e derivados.





As tentações da carne. Comidas rápidas, industrializadas. Tânia e Ariceli sempre estiveram às voltas com altas taxas de colesterol, triglicerídeos e com a balança. “Um dia peguei uma calça jeans e a calça não passava do joelho”, conta Ariceli Luz Porto, dona de casa. “Eu me preocupo mais com a saúde. Mas tenho consciência que eu estou com sobrepeso”, admite Tânia Vianna, relações públicas.
As duas decidiram encarar uma nova dieta de desintoxicação. Ou ‘detox’. “A dieta detox é uma dieta, um tratamento que vai estimular a saída de toxinas do nosso organismo. A gente vive num mar de toxina. Alimentos que têm conservante, corante, qualquer tipo de aditivo, agrotóxico. Às vezes hormônios, antibióticos que vêm na própria carne”, aponta a nutricionista clínica funcional Flávia Cyfer.
Andrea Henrique é especialista em detox há mais de 10 anos. “Você desincha, o teu corpo e o teu metabolismo começam a trabalhar muito melhor. Ninguém vive de detox. Você vai viver de detox se for uma filosofia de vida. O detox é para você fazer por um período determinado e depois entrar com uma reeducação alimentar”, afirma Andrea Henrique, chef de gastronomia naturalista.
“E você pode fazer em casa. É uma faxina geral. Os produtos de limpeza são alimentos que costumam ficar de fora do prato de muita gente. Couve, brócolis, frutas vermelhas, sementes como linhaça e chia, castanhas, quinoa. É uma alimentação natural, sem corantes, conservantes, produtos químicos. A detox não é só para quem come carne. Carnívoros ou vegetarianos: ninguém esta livre das toxinas”, explica a repórter Mônica Teixeira.
“Acho que o tópico um é tirar os produtos industrializados de dentro do armário. Quanto mais verdura, mais legumes, mais grãos, mais sementes. Isso é uma alimentação saudável. Produtos que vêm da feira”, esclarece Andrea.
Quando o corpo está intoxicado, logo dá sinais.  E não são poucos. “O sono já não é tão nutridor. A gente acorda de manhã e sente as articulações mais duras, o movimento é mais difícil”, comenta José Luiz Azevedo, terapeuta ayurvédico.
“A pessoa que acorda com a pálpebra inchada, dedo inchado. Acordar sem fome é outro sinal clássico de estar intoxicado. E a fome vem lá no final do dia. Ou às vezes a pessoa começa a ter algumas alergiazinhas que ela nunca teve. Começa a dar uma coceirinha aqui, outra bolinha aqui. Memória ruim, cansaço é muito comum também. Problema de libido. Enfim, são muitos os sintomas”, aponta Flávia Cyfer.
Tânia se prepara para começar a dieta e o Globo Repórter vai acompanhar. “Tudo que eu fizer ou deixar de fazer, ela vai registrar”, conta Tânia mostrando uma câmera.
Existem vários tipos de dietas desintoxicantes. A detox tradicional é sem lactose, sem glúten e sem proteína animal. Ou seja: nada de leite e derivados. Alimentos à base de farinha de trigo, cevada, aveia, também não. E não pode carne nenhuma.
“As aves, que hoje a quantidade de hormônios, de antibióticos que elas recebem, elas acabam vindo como uma bomba de toxinas. Infelizmente, hoje, o salmão também, porque a gente compra um salmão de cativeiro, então ele recebe hormônio. E aí não tem ômega 3, que dê jeito contra todas essas toxinas que vêm nele também”, explica a nutricionista clínica funcional Flávia Cyfer.
Tânia escolheu fazer a desintoxicação com as orientações de um especialista em medicina indiana. “É uma dieta que a gente propõe que seja feita por um período curto. A gente está fazendo com que o organismo acorde seu metabolismo e o seu poder de autocura e o seu poder de expulsão daquilo que não é natural, digamos assim”, explica José Luiz Azevedo.
Mas tem um segredinho: a massala. Para a medicina indiana, os temperos são tão importantes quanto os principais alimentos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e funcionam como antídotos para as toxinas que a gente come.
“Principalmente, pimenta, cominho, coentro, cravo, canela”, diz José Luiz.
Basta tostar em panela aquecida e bater no liquidificador. Suco verde também não pode faltar. De espinafre com cenoura.
No primeiro almoço: arroz integral e legumes temperados com a massala.
“Nesse momento, claro, se eu disser que não estou sentindo falta de sal ou de um tempero um pouco mais forte. O tempero mais forte não, mas do sal com certeza”, comenta Tânia.
E não é só do sal que Tânia vai sentir falta.
Monica: Então, no seu ambiente de trabalho, você tem a tentação sempre por perto?
Tânia: Sempre. Um estalar de dedos, e ela está na minha frente.
Como não existe dieta mágica, Tânia vai precisar de muita disciplina. Ariceli conseguiu.
Globo Repórter: Desde o início da sua dieta até agora, quantos quilos você perdeu?
Ariceli: Pesei hoje: 24kg.
Ela fez a primeira desintoxicação há um ano e dois meses. “No começo eu estranhei porque é sem lactose e sem glúten”, conta Ariceli. 
“Muita gente pode discordar, mas vou falar que o glúten é uma das coisas que mais intoxicam a gente também. Está aonde? Na cerveja, no biscoito, no bolo, no pão, no crepe, na massa, na lasanha”, explica Flávia Cyfer.
Globo Repórter: O que você comia antes?
Ariceli: Batata frita, hambúrguer, queijo. Sorvete, bolo, bastante pão.
E essa transformação toda só foi possível depois de uma grande mudança dentro de casa e começou na cozinha. Refrigerante, por exemplo, não entra mais. E não é só isso. A lista de compras agora é outra.  A Ariceli deixou de consumir produtos industrializados e passou a comer muito mais frutas, legumes, verduras. Alguns que ela nem conhecia antes. E a vantagem é que com isso a conta do supermercado também emagreceu.
“Mais sequinha, mais saudável e mais barata”, diz Ariceli.
“A gente pode fazer da detox uma dieta cara, ou uma dieta barata. Quando a gente está fazendo uma dieta detox, a gente está voltando ao nosso passado, onde existiam folhas, frutas”, ressalta Flávia Cyfer.
Para facilitar, Ariceli bate a couve fresquinha com um pouquinho de água. E assim tem sempre à mão cubinhos de clorofila congelada. Você pode fazer também gelinhos de salsinha com hortelã. E descobrir novas receitas de suco verde.
Uma outra dica: “Em vez de comprar um suplemento caro que vai estimular um crescimento de bactérias boas pro intestino, pra fazer uma defesa contra a entrada de toxinas, você pode fazer uma biomassa de banana verde”, diz Flávia.


Basta cozinhar a banana verde por 25 minutos, amassar e conservar na geladeira. Pode misturar na sopa, no molho de tomate ou até comer com um pouquinho de canela.
Agora, quem pensa que a Ariceli está passando fome, está enganado. “Muito enganado. É uma reeducação alimentar”, garante.
E até o filhinho da Ariceli aprovou a vitamina de leite de arroz com banana, cacau e linhaça.
E a Tânia, como está se saindo?
“Bom, hoje é o terceiro dia da dieta da Tânia e o Globo Repórter foi até o lugar onde ela trabalha pra ver como é que ela está se adaptando a essa nova rotina. Vamos dar uma olhadinha como está a Tânia”, diz a repórter Mônica Teixeira.
“Acabei de preparar o meu suco verde. É o suco das 11 horas. Estou levemente atrasada, mas acabei de tomar. Estou super disciplinada”, conta Tânia, que comemora: “Um detalhe hoje importantíssimo: a minha camisola favorita que estava ajustadinha. Hoje eu levantei e já percebi que a bichinha estava solta no corpo. Foi outra surpresa agradabilíssima. Não é esse o objeto principal, mas oba!”.
No prato do dia, um poderoso alimento desintoxicante: o inhame.
“Dizer pra você que eu abriria mão disso com o maior prazer pra esse tipo de alimentação, isso não seria verdade, de forma alguma. É complicado. Você tendo essas coisas gostosas à sua mão e pensar ‘hoje o meu almoço vai ser arroz integral com lentilha e inhame com salada de rúcula”, conta Tânia, que comenta: “São 13h15. Estou um pouco atrasada, mas pelo menos o meu almoço está aqui. Vamos ao pozinho mágico, aquele dos temperos. E a outra orientação também foi usar o óleo de gergelim. Que senão a comida fica muito seca. Já não é essas coisas. Se ainda for seca, aí piorou”.
Na casa da Ariceli, a alimentação que ajuda a desintoxicar já faz parte da rotina. No dia da gravação tinha salada, peixe no forno e temperos frescos.
O novo cardápio caiu no gosto da dona Odete também. Ela começou ajudando na cozinha. Provou e também emagreceu. “Gostei muito, viu? Eu perdi uns quilinhos bons. Dezoito quilos”, conta Odete Gomes, empregada doméstica.
“O emagrecimento vai ser uma consequência e - principalmente - vai ser uma consequência de mudanças de hábitos acompanhados de uma reeducação alimentar. Os benefícios vão muito além da balança”, diz Andrea.
Globo Repórter: Hoje você é uma nova mulher?
Ariceli: Sou, com uma autoestima lá em cima, o intestino funcionando bem, uma capacidade mental melhorou, a rinite eu quase não tenho. Eu tinha muita crise de rinite, melhorou muito a alergia. Tenho disposição. É outra coisa, sou muito mais feliz, hoje eu sou uma mulher feliz.
Para Tânia é só o começo: “Eu amei a comida hoje, amei. É o quinto dia, não sei se você acaba se adaptando ao tempero, à pouca quantidade de sal, mas a comidinha vou um negócio que eu estou raspando. Tem aqui uma folhinha da rúcula que eu estou catando. O prato está completamente pelado”, conta.
Será que os dias de desintoxicação deram resultado?
Globo Repórter: Chegou a hora da verdade, de subir na balança: 1,6kg a menos em apenas cinco dias.
E a fita métrica revela outra surpresa: Perdeu 3 centímetros de cintura.
Os exames de sangue mostram que o colesterol caiu de 209 para 183. Triglicerídeos de 70 para 37. Até a pressão baixou.
“Eu estou muito feliz com o resultado”, diz Tânia.
Um mês depois reencontramos a Tânia na consulta de rotina com a cardiologista. Boas notícias: o colesterol baixou mais ainda.
“Sem uso de medicação apenas com mudanças de estilo de vida e escolha da alimentação correta, hoje ela tem um colesterol de 167. Ela tinha no início do programa 209. Então, foi realmente uma melhora expressiva”, ressalta Rossana Rodrigues Moreira, cardiologista e geriatra.
E Tânia ainda perdeu mais alguns quilos: 5,6 quilos no total. “Está nas nossas mãos. É preciso muito pouco pra que você recupere a sua saúde e possa ter um padrão de vida físico e mental de qualidade”, afirma Tânia.

Ducoco lança primeiro isotônico à base de água de coco

Benéfico para a saúde, Ducoco Sport oferece mais que o dobro de potássio em sua composição se comparado com produtos da mesma categoria
 
A Ducoco Alimentos e Bebidas, uma das principais empresas do setor no país, lança um novo produto à base de coco: isotônico Ducoco Sport. O produto é feito com água Ducoco, retirada diretamente da fruta, e ajuda a hidratar e a repor, de forma natural, os líquidos e sais minerais perdidos nas atividades físicas. É ideal para quem se preocupa com a saúde, bem-estar e qualidade de vida. A nova linha chega ao mercado em quatro sabores: maracujá, tangerina, limão e abacaxi.
 
Ducoco Sport é uma bebida composta por água de coco (25%), sais minerais e carboidratos. Como todo isotônico, é rico em sais minerais, que contribuem para o desempenho físico, mantendo o corpo hidratado e em equilíbrio. Um dos diferenciais do Ducoco Sport é possuir mais que o dobro de potássio do que as demais marcas disponíveis no mercado (65 mg em um copo de 200 ml).
 
Segundo a nutricionista Roseli Rossi, diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional, que assessora a Ducoco Alimentos e Bebidas, o potássio mantém a pressão arterial e auxilia na contração muscular, evitando câimbra. “A formulação do isotônico é semelhante ao plasma sanguíneo, o que facilita a absorção pelo organismo”, explica a nutricionista. 
 
“Em comparação aos outros produtos da mesma categoria disponíveis no mercado, o isotônico da Ducoco tem mais que o dobro de potássio em sua composição. O Ducoco Sport pode ser consumido durante e após atividades físicas como corrida, futebol, vôlei, basquete, natação, dança, tênis, para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor”, completa Roseli Rossi.
 
A nutricionista destacou alguns benefícios dos principais ingredientes do Ducoco Sport que contribuem para o melhor desempenho físico: água de coco, sódio, potássio e carboidratos. Veja abaixo:
 
- Água de coco: Rica em sais minerais e nutrientes, principalmente o potássio. Sua composição se assemelha ao soro fisiológico, o que permite rápida absorção e biodisponibilidade dos seus nutrientes. Possui poucas calorias, 0% de gordura e zero de colesterol. 
 
- Sódio: Regula a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo, e auxilia na condução de impulsos nervosos e controle da contração muscular.
 
- Potássio: Presente nas células musculares e nervosas, o mineral auxilia nas contrações musculares, evita câimbra e regula a frequência cardíaca, mantendo a pressão arterial. O potássio ainda contribui para o equilíbrio hidroeletrolítico e na retenção de água intracelular (hidratação).
 
- Carboidratos: São utilizados como primeira fonte de energia durante os exercícios físicos, portanto também devem ser repostos, com a finalidade de evitar a hipoglicemia, melhorar o desempenho físico e recuperação muscular.
 
A Ducoco está atenta às exigências de mercado e, principalmente, àquelas que estão relacionadas com a saúde. “Entramos na categoria de isotônicos para oferecer um produto diferenciado à base de coco. Uma inovação no setor”, diz Daniela Guizelini Denizo, gerente de Marketing da Ducoco.  Ela acrescenta que a categoria de isotônicos é uma das que mais cresce no país, em torno de 15% ao ano.
 
O isotônico da Ducoco estará disponível nas principais redes de supermercado de todo o Brasil. Sua embalagem PET de 500 ml foi criada especialmente com bico “sport” e “cintura” para facilitar a ingestão da bebida com o corpo em movimento. Deve ser consumido fresco, em temperatura entre 15 e 21º C.
 
Mais informações sobre a Ducoco Alimentos e Bebidas: http://ducocoalimentos.com.br/.
 

10/11/13

Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?

Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.


Imagem: Vinícius de Carvalho Jorge/ES]



Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?


São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.


Os principais são:

Açúcar branco - produz ácido carbônico em quantidade proporcional à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces, refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc. O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio (e muitos microminerais), o que afeta sobremaneira de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico. Deve ser substituido pelo açúcar mascavo orgânico, mel, etc.

Carnes vermelhas e embutidos – Produz diversos ácidos e reações ácidas, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade como cadaverina, putrescina, indol, escatol, fenol, etc. Como fonte de proteínas, dar preferência a peixes e proteínas vegetais, frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da soja, etc.


Leite e derivados - Principalmente o leite de vaca, rico em caseína (indigesto), produz incremento do ácido lático e gera mucosidades em excesso, enfraquecimento das defesas orgânicas, expondo os seus consumidores, não só à gripe, mas a muitos outros problemas.


Substituir por leite de soja pronto ou caseiro (evitar o leite de soja instantâneo, em pó). Como fonte de cálcio, preferir as verduras e os feijões.


Farinhas brancas – O pão branco e as farinhas de trigo brancas, não integrais, são fermentativas e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Seu uso constante enfraquece o organismo.





Frituras, comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food – Hoje consumidos em grande quantidade por crianças e adolescentes, responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como diabetes, obesidade, pressão alta, etc. O seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um constante estado de acidificação do sangue e depósito de compostos prejudiciais.


Álcool - Em pequenas quantidades (vinho, etc.) pode até ajudar, mas em excesso produz reações ácidas.



Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo-os, sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças.

Alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas


Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Outros fatores que reduzem a imunidade

Estresse - um dos piores inimigos, pois reduz a ação das células de defesa, principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis de adrenalina e cortisol, um imunodepressor. O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.

Vida sedentária – Com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.Ar condicionado - Deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar, ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Faz muito mal.

Hábitos perniciosos - Tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios farmacológicos, etc., são, decididamente, fatores que reduzem a capacidade de defesa do organismo.


Certamente que muitas mudanças propostas são sacrificantes, mas tudo é uma questão de ajuste e adaptação, sendo que, os resultados são altamente benéficos, não só em relação à gripe suina, mas à saúde em geral

Dicas da medicina natural, ortmolecular e homeopatia para a prevenção (e tratamento) da gripe suína.

Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:
Alho


O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais de uma dezena de outros componentes imunoentimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

Própolis

A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico naturalm incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 principios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Chá de gengibre


O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3 vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

Equilíbrio nervoso neurovegetativo


O organismo e as células de defesa são regidos pela ação do sistema nervoso autônomo, representado pelos sistemas simpático e parassimpático; o primeiro é responsável pela produção granulócitos (de pouca ação viral e mais bactericida) e o segundo de linfócitos (de ação antiviral direta). Devido à agitação da vida moderna e ao estresse, as pessoas apresentam um excesso de atividade do sistema simpático (que produz adrenalina, cortisol, etc., todos imunodepressores), com maior quantidade de granulócitos do que linfócitos, o que abre o caminho para viroses. É devido a isso que muitas pessoas adquirem uma gripe depois de um impacto emocional, notícia ruim, desavenças, tristezas, etc. É necessário proceder à redução da atividade simpática (redução do estresse,etc.) e promover maior estímulo parassimpático. Isso se consegue com mais repouso, menos agitação e preocupações, atividade física moderada, respiração profunda, alimentação natural integral, massagens terapêuticas, saunas, banhos quentes (tipo ofurô, banheiras, etc). Importante é evitar a friagem e manter o corpo aquecido, principalmente as extremidades.
 Saquinho com cânfora - uma grande dica

Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraiam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço, médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço. As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volte e protegem as mucosas. Então, aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas. É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração, etc.
 Fórmula homeopática

A homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atua estimulando a capacidade orgânica. Há uma fórmula homeopática para a preveção, tando da Influenza A (H1N1), quanto de qualquer outro tipo de gripe. É a seguinte:
Para a prevenção, tanto para adultos quanto para crianças:
Aviarium 200 CH..........................30 ml
Influenzinum 200 CH...................30 ml
Álcool a 20%

Tomar 10 gotas, de preferência diretamente na boca, uma vez por semana, cada semana um, alternados. Para crianças muito pequenas, dar apenas 5 gotas em um pouco de água numa colher.

Para tratamento em caso de gripe (qualquer que seja):

Aconitum napellus 3 CH
Antimonium tartaricum 3CH
Allium cepa 3 CH
Bryonia alba 3 CH
Belladonna 5 CH
Gelsemium 5 CH
Fazer 30 ml, em partes iguais (pedir : ãã)
Álcool a 20%.

Tomar 10 gotas (direto na boca ou em água para crianças) a cada meia hora em caso de sintomas de qualquer gripe, até melhorar bem.


Estes remédios podem ser adquiridos nas boas farmácias homeopáticas, e não fazem mal algum ou produzem efeitos colaterais. Se necessário, procurar um médico homeopata para a confecção de uma receita.

Atividade física, sol e ar livre.

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor.
Suplementos

A medicina ortomolecular e a fototerapia preconizam o uso de dois suplementos:
Vitamina C - Recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido l-ascórbico) orgânica de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da dose ou sob orientação pediátrica.


Cogumelo do Sol - Eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras, como a beta-glucana. Adultos devem tomar 2 cápsulas de 500 mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose. No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Minerais e microminerais – Com a acidificação constante do sangue devido á alimentação industrializada moderna, aliada ao estresse, perdem-se muitos minerais e microminerais que não são repostos pela dieta, haja vista o o fato de que os alimentos modernos estão empobrecidos em termos de minerais (solo naturalmente pobre, uso de adubos, agrotóxicos, manipulação industrial, congelamento, microondas, etc.). Certamente que essa condição afeta a imunidade. É necessário atualmente repor estes nutrientes de modo a manter as defesas orgânicas, mas não é qualquer suplemento que serve. Recomenda-se utilizar os concentrados biominerais marinhos, principalmente aqueles extraidos da poderosa alga Lithothâmnium, que possui acima de 50 minerais e microminerais orgânicos, de alta assimilação pelas células.

Frutas em geral - As frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade.

Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes procedimentos nos deixam seguros e tranqüilos em relação ao grande terror de se contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.

Marcio Bontempo

As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com