25/02/18

Tirando manchas e prevenção de rugas com Argila


O uso da argila é muito antigo; segundo Azoubel (2009) no antigo Egito já se utilizava a argila conhecida como lama do Nilo para a mumificação, conservação de manuscritos, estética e cura.
O grande filósofo Aristóteles referiu-se à argila como um recurso que conserva e trata a saúde; Galileno e Discóride, anatomistas gregos, relatam em seus escritos que recorreram várias vezes ao uso da argila para tratamentos de saúde, confirmando sua eficácia. O grande unificador da Índia, Mahatma Gandhi aconselhava a cura pela argila, e graças a ele e alguns naturapeutas do início do século XX, como Strumpt, Luis Kuhme, Adolf Just e Kneipp que relatos importantes foram deixados sobre tratamentos com argila (AZOUBEL, 2009). Hipócrates, médico grego considerado o pai da medicina, utilizava e ensinava a seus discípulos o uso medicinal da argila (LAMAITA, 2009). Na América alguns grupos indígenas tinham por tradição enterrar seus doentes terminais, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra deixando apenas a cabeça para o lado de fora, para que o doente permanecesse em contato com a terra durante muitas horas. Durante a Guerra do Vietnã, os vietnamitas e os coreanos empregaram o banho de argila para tratar queimaduras sérias. 
A medicina oriental utiliza a argila para desintoxicar e transformar energias perversas em energias mais qualificadas trazendo equilíbrio para melhorar a circulação do Qi. 
Hoje as clínicas naturalistas utilizam a argila, sozinha ou associada a outras técnicas terapêuticas, assim como os maiores centros estéticos mais avançados do mundo 
O Brasil é um país rico em argila, mas ainda é pequeno o seu uso com finalidade terapêutica; apenas algumas clínicas e spas que atuam com a proposta de atendimento terapêutico baseado em práticas naturais começam a despontar no mercado 
“Atualmente as argilas são muito utilizadas em procedimentos estéticos devido à ação absorvente, antisseborréica, cicatrizante e anti-séptica que apresentam” 



Argila branca: também chamada de caulim, contém um maior percentual de alumina, caulinita e sílica, possui um pH muito próximo da pele promovendo ações de adsorver oleosidade sem desidratar a pele, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo, é clareadora, indicada para o tratamento de manchas em peles sensíveis e delicadas, desidratadas, envelhecidas e acnêicas, porém apenas para o rosto, pois em tratamentos corporais não dá bom resultado. Atua como antiinflamatório devido à presença de manganês e magnésio em peles acnêicas. Dentre as argilas utilizadas em tratamentos estéticos é a que menos resseca a pele. A presença do silício reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, com efeito anti-séptico, cicatrizante (DORNELLAS e MARTINS, 2009).

Argila branca da Amazônia: argila nativa formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, rica em ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre. É hidratante e antioxidante, tem coloração branca acinzentada. Seus nutrientes e sais minerais ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele, ativam a regeneração celular, combatem os radicais livres, canalizam energia positiva, fortalecem o tônus da pele; reduz as rugas e elimina gorduras localizadas e celulite. Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados à regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais (DORNELLAS e MARTINS, 2009). 


A argila branca promove efeitos eficazes na suavização de rugas, linhas de expressão e manchas causadas pela exposição excessiva ao sol, nutre a pele tendo efeito depurativo, higienizante, descongestionante, tensor suave e revitalizante, é mais indicada para esfoliação facial por conter grânulos irregulares e arredondados (MEDEIROS, 2013; HAUCK, 2011; CLAUDINO, 2010)



http://belezain.com.br/adm/uploads/argilok144.pdf

http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000040/000040D1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com