A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.
O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).
Esta hortaliça também é rica em ácido fólico, uma vitamina essencial para a gravidez, pois ajuda no desenvolvimento da medula dos bebês durante a gestação. A Couve apresenta diversos benefícios para o organismo, como:
- Muito nutritiva, pois tem vitamina A e ácido fólico em sua composição;
- Pobre em calorias, sendo uma excelente opção para adicionar à dieta;
- Rica em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial;
- Rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino e ajuda no controle do colesterol;
- Excelente fonte de cálcio, o que fortalece e dá estrutura aos ossos e dentes.
Para quem está pretendendo emagrecer este é um ótimo alimento para integrar na dieta, pois tem poucas calorias, é rico em fibras e dificil de digerir, o que ajuda a regular o intestino e diminui o apetite.
A melhor forma de obter todos os benefícios da couve é fresca em sucos ou na forma cozida em água, na sopa ou refogada com manteiga ou azeite.
belezaesaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário