08/12/17

Benefícios da couve

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.
O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Esta hortaliça também é rica em ácido fólico, uma vitamina essencial para a gravidez, pois ajuda no desenvolvimento da medula dos bebês durante a gestação. A Couve apresenta diversos benefícios para o organismo, como: 
  1. Muito nutritiva, pois tem vitamina A e ácido fólico em sua composição;
  2. Pobre em calorias, sendo uma excelente opção para adicionar à dieta;
  3. Rica em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial;
  4. Rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino e ajuda no controle do colesterol;
  5. Excelente fonte de cálcio, o que fortalece e dá estrutura aos ossos e dentes.
Para quem está pretendendo emagrecer este é um ótimo alimento para integrar na dieta, pois tem poucas calorias, é rico em fibras e dificil de digerir, o que ajuda a regular o intestino e diminui o apetite. 
A melhor forma de obter todos os benefícios da couve é fresca em sucos ou na forma cozida em água, na sopa ou refogada com manteiga ou azeite.

belezaesaude

Benefícios da laranja

A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C, que traz os seguintes benefícios para o organismo:
  • Reduzir o colesterol alto, por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino;
  • Prevenir câncer de mama, por ser rica em flavonoides, fortes antioxidantes que previnem alterações nas células;
  • Manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C, que ajuda a formar o colágeno;
  • Fortalecer o sistema imune, por ser rica em vitamina C;
  • Prevenir aterosclerose e proteger o coração, por ser rica em antioxidantes.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 ml do seu suco natural, que tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta fresca. Além disso, a laranja adicionada em receitas cozidas ou que vão ao forno tem menos nutrientes que a fruta crua.
A laranja pode ser consumida fresca, na forma de suco ou ser adicionada em receitas de bolos, geleias e sobremesas. Além disso, sua casca também é rica em antioxidantes e melhora a digestão, podendo ser usada para fazer chá ou na forma de raspas adicionadas à receitas.



tuasaude.com

Benefícios do Limão


O limão é um fruto muito versátil, que pode ser usado tanto como tempero em diversos pratos de carne ou peixe, como na preparação de sobremesas ou sucos ricos em vitamina C. Cada 100 gramas e limão possui apenas 26 calorias, e os seus benefícios podem ser obtidos usando o seu suco ou raspas da casca, rica em óleos essenciais.  
O limão ajuda a melhorar a imunidade, sendo por isso um ótimo aliado para combater gripes e resfriados, especialmente quando usado na preparação e chá com mel, por exemplo. Além disso, usar o limão tem outros benefícios que incluem: 
  • Ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o intestino, especialmente se tomado com água morna logo em jejum;
  • Desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele; 
  • Protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, pois diminui a acidez do sangue. 
  • Acelera o processo de cicatrização, por ser rico em vitamina C;
  • Diminui o inchaço e a pressão arterial, devido às suas propriedades diuréticas; 
  • Alivia a dor da gota ou reumatismo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias; 
  • Previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes; 
  • Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer pois tem na sua composição elementos funcionais conhecidos como limonóides.
  • Trata a anemia, pois aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais quando consumido durante as refeições. 
Além disso, o óleo essencial de limão pode ser usado em queimadores ou ambientadores, para perfumar e purificar o ar, especialmente em casos de problemas ou infecções respiratórias. 


Fonte: tuasaude.com

29/11/17

MÁSCARA DE ARGILA VERDE



A argila verde tem propriedades terapêuticas e é muito benéfica à saúde. Dentre todas as argilas, é a que possui a maior diversidade de elementos — como óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.
A coloração dessa argila se deve principalmente à presença do óxido de ferro ligado aos outros componentes, formados a partir da degradação e decomposição de rochas.
A argila verde tem propriedades absorvente, revitalizante, regenerador, desintoxicante, exfoliante, cicatrizante, antisséptica, combate as bactérias.


Em um recipiente, coloque uma colher de sopa da argila verde e adicione uma colher de sopa de água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula até formar uma pasta. Aplique uma camada da máscara no rosto já limpo e deixe agir até que seque por completo (cerca de 20 minutos). Enxágue bem. A argila pode ser usada no rosto até 3 vezes na semana.

28/10/17

Antioxidantes e radicais livres

Radicais livres são átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, falta em sua estrutura química um elétron. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para "roubar" elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos à um organismo.
Devido à presença de elétrons desemparelhados, os radicais livres são altamente reativos e podem participar de reações colaterais indesejáveis, resultando em danos celulares. Muitas formas de câncer são consideradas como o resultado de reações entre radicais livres e DNA, resultando em mutações que podem afetar negativamente o ciclo celular e, potencialmente, levar a malignidade. Além disto, os radicais livres promovem o processo de envelhecimento e estão relacionados com as doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e de Alzheimer.
A formação de radicais livres ocorre continuamente no nosso organismo. Reações internas que servem como fontes de radicais livres incluem aquelas envolvidas na cadeia respiratória, na fagocitose, reações envolvendo ferro e outros metais de transição, exercícios físicos, entre outras. A prática de exercícios físicos de grande intensidade aumenta o consumo de oxigênio no corpo que consequentemente leva á liberação de radicais livres. Por isso, é muito comum atletas além de possuírem uma alimentação rica em frutas e legumes, consumirem cápsulas de antioxidantes que são substâncias que ajudam a combater e neutralizar os radicais livres.
Os radicais livres também podem ser produzidos devido a fatores externos. Algumas fontes externas geradoras de radicais livres são a fumaça de cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, alguns solventes industriais, entre outras.
Infelizmente hoje em dia, as tensões da vida moderna combinada com a idade e as deficiências nutricionais (alimentação rica em gorduras saturadas, açúcares e pobres em nutrientes), contribuem para o aparecimento de radicais livres no organismo. Portanto é muito importante, adicionar a dieta alimentar muitas verduras, frutas, legumes, cereais integrais que são fontes de antioxidantes, que protegem o corpo dos efeitos prejudiciais dos radicais livres.
Normalmente, o organismo pode lidar com os radicais livres através dos antioxidantes naturais como as enzimas glutationa, a catalase e superóxido dismutase. Porém, se estas não forem suficiente, devido à produção excessiva de radicais livres, muitos danos podem ocorrer. Portanto uma alimentação saudável rica em antioxidantes (vitamina C, vitamina E, vitamina A e beta-caroteno) é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.

Por: Mariana Martinez

Referências Bibliográficas:
http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=23&c=8
http://www.health-spy.com/oxidative.html
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_livre
https://www.infoescola.com/bioquimica/radicais-livres/

10/09/17

Benefícios da farinha de Ameixa

A farinha de ameixa contém :
Vitamina E- A- C e B
Sais minerais como o Potássio ,cálcio, ferro e magnésio.
Fibras que ajudam no transito intestinal.
A pectina que é uma fibra presente na ameixa tem função laxativa,ajudando o bom funcionamento do intestino.
Alguns benefícios da Ameixa:
Ajuda no emegrecimento
Renovação das células
Fortalecimento dos cabelos
Ajuda no combate a depressão
Ajuda no combate da anemia
Regula a digestão
Ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Como usar:
Recomendação de 02 colheres de sopa por dia.
Voce pode misturar em sucos, shakes, sopas, saladas vitaminas, iogurtes etc
Não existe contra indicação para o uso (mas é sempre importante voce consultar seu médico)

A ameixa tem aproximadamente 30 calorias .
Muitas pessoas pensam que a ameixa engorda ou seja é calórica,mas como sabemos todos os alimentos e frutas tem que ser consumidos com moderação.
Ameixa é um ótimo alimento!

01/06/17

Açafrão-da-terra



O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. No mundo todo há mais de 100 espécies da família Cúrcuma, mas o açafrão que consumimos vem da Curcuma longa. A raiz sido utilizado há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia, tanto na Medicina Ayurvedica como na Medicina Tradicional Chinesa, como um potente fitoterápico.
Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.
O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.
O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo de glicose. Proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal, também estão presentes no açafrão-da-terra. No entanto, o seu grande valor reside na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do açafrão.
São inúmeros os benefícios da curcumina, principalmente pelo seu efeito antioxidante e anti-inflamatório. Ela contribui para o combate ao câncer de próstata, mama, melanoma, pâncreas, diminui o risco de leucemia e mieloma múltiplo, e a ocorrência de metástases em diversos tumores. Desintoxica o fígado, é benéfico para o coração, ajuda no controle do diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, antisséptica e antibacteriana. Age no metabolismo das gorduras auxiliando na perda de peso, ajuda na acne, na psoríase e outras doenças de pele, e acelera a cicatrização. Previne a doença de Alzheimer, combate a depressão e a esclerose múltipla. Todos estes efeitos são documentados por inúmeros estudos científicos.

Benefícios em estudos do açafrão-da-terra
Fontes consultadas
x

Forte ação anti-inflamatória: A curcumina é considerada o principal agente farmacológico no açafrão. Em numerosos estudos os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos da hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona (drogas anti-inflamatórias potentes). Ao contrário destes medicamentos, que estão associados a efeitos colaterais significativos, formação de úlcera, diminuição do número de células brancas do sangue, sangramento intestinal, a curcumina não produz nenhuma toxicidade.
Ação antioxidante: Estudos clínicos têm comprovado que a curcumina exerce um efeito antioxidante muito poderoso. Assim ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.
Aliado contra a artrite: Devido à ação antioxidante da curcumina, o açafrão-da-terra ajuda a aliviar a artrite. Isto porque nesta doença os radicais livres são responsáveis pela degeneração e inflamação das articulações. A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema (inchaço) e a dor.
Bom contra o câncer: A ação antioxidante da curcumina presente no açafrão-da-terra protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Este polifenol também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas desgarradas evitando metástases. A curcumina ainda age inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de células cancerígenas.
Bom para o cérebro: Os resultados de um estudo recente, publicado em 2014 na revista Stem Cell Research & Therapy, mostram que o açafrão-da-terra pode ajudar a reparar o cérebro após uma lesão e também pode ser usado para tratar doenças neurodegenerativas. Para examinar os efeitos da cúrcuma em células cerebrais, os cientistas banharam as células-tronco do cérebro adulto em um extrato contendo turmerona, um polifenol encontrado no açafrão-da-terra. O crescimento de células-tronco foi superior a 80% quando comparado com o controle.
Pesquisadores da Michigan State University descobriram que a cúrcuma ou açafrão da terra é capaz de impedir a formação de compostos destrutivos (proteínas alfa-sinucleína) que estão presentes no cérebro em doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
A curcumina também reduz o risco da doença de Alzheimer, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela age reduzindo a formação de placas amiloides. A doença de Alzheimer resulta do acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide, que se deposita nas células do cérebro produzindo inflamação e estresse oxidativo, formando placas entre as células nervosas (neurônios) no cérebro e perturbando o seu funcionamento.
Bom para o coração: A curcumina é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e se acumula em placas endurecidas que podem levar a um ataque cardíaco ou derrame. Esta ação impedindo a oxidação do colesterol pode ajudar a reduzir a progressão da aterosclerose e de outras doenças cardíacas.
Age contra a depressão: Um estudo publicado na revista Phytotherapy Research confirmou através de ensaio clínico em 60 pacientes que a curcumina é segura e eficaz no tratamento de estados graves de depressão comparada com a fluoxetina. A eficácia da curcumina foi semelhante ao do medicamento antidepressivo, no entanto, a curcumina não apresenta nenhum dos efeitos colaterais associados com a droga e ainda fornece benefícios adicionais à saúde. Estes resultados estão de acordo com outra pesquisa, publicada na revista Psychopharmacology, mostrando que a curcumina aumenta os níveis de neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar.
Bom contra a acne: Cúrcuma é eficaz no tratamento de acne devido a suas propriedades antissépticas e antibacterianas: ela combate espinhas, controla a oleosidade e proporciona um brilho saudável para a pele. Para obter este benefício a orientação é a aplicação tópica do açafrão-da-terra, converse com seu médico sobre a melhor maneira de utilizá-lo.
Ajuda na perda de peso: Um estudo publicado pelo Journal of Nutrition mostrou a ação da cúrcuma na inibição da lipogênese, produção de gordura pelo corpo. O tempero reduziu o percentual de gordura corporal no grupo que ingeriu o condimento. A dose usada no estudo foi de cinco gramas por dia, equivalente a uma colher de chá rasa.
Outros estudos sinalizam que a ação anti-inflamatória da curcumina é um dos mecanismos que ajudam na perda de peso. Uma pesquisa publicada no European Journal of Nutrition sugere que curcumina pode ser útil no tratamento e prevenção de doenças crônicas relacionadas com a obesidade porque a curcumina interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter a resistência à insulina (pré-diabetes), hiperglicemia (açúcar alto no sangue), hiperlipidemia (colesterol elevado) e outros sintomas inflamatórios associados a obesidade.
Quantidade recomendada
Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de 5 gramas, diariamente caso exista algum problema de saúde. Pessoas saudáveis podem usar o quanto considerarem mais conveniente, o importante é a regularidade, que o açafrão-da-terra faça parte da rotina alimentar.
Como consumir
Quando a pessoa adquire a raiz inteira a orientação é usar as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos.
Combinações
É interessante combinar a cúrcuma com a pimenta do reino a fim de aumentar a biodisponibilidade (absorção). A pimenta do reino é rica em um flavonoide chamado piperina, que aumenta a absorção de outros nutrientes. O curry é feito com cúrcuma e pimenta, e também pode ser incorporado no dia a dia.
Cuidados ao consumir
É melhor comprar o açafrão-da-terra em lojas de produto naturais e ao fazê-lo, verifique a validade. Isto porque quanto mais fresco, mais rico em polifenois. A cúrcuma é indicada para todas as pessoas, com restrição apenas nos casos raros de alergias a este tempero.
Riscos do consumo em excesso
Não há efeitos colaterais no consumo da cúrcuma e ainda não foram descobertos problemas no consumo em excesso do tempero.
(Nutróloga e médica ortomolecular, Tamara Mazaracki. )

24/01/17

PÃO SEM TRIGO PARA DIETA


Pão sem trigo para uma vida saudável, bom para dietas.
Feito com farelos

02 0V0S
07 COLHERES DE SOPA DE FARELO DE AVEIA
05 COLHERES DE SOPA DE FARELO DE TRIGO
01 COLHER DE SOPA DE REQUEIJÃO
01 XÍCARA DE LEITE DESNATADO
02 COLHERES DE SOPA DE LEITE EM PÓ DESNATADO
SAL A GOSTO
01 COLHER DE SOPA DE FERMENTO
30/40 MINUTOS (DEPENDE DO FORNO DE CADA UM)



As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com