11/05/16

Como e para que tomar colágeno

colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.
Como o colágeno está no organismo

Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.
Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.
Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.
Viram quanto impacto o colágeno pode ter na saúde e beleza das pessoas?
Suplementos
Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (este um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação.)
Efeitos e como tomarOs reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis. Existem poucos estudos sobre os efeitos dos suplementos de colágeno em condições de flexibilização, como a osteoartrite. No entanto temos alguns estudos que sustentam a suplementação do colágeno para manutenção e melhora das condições do organismo. Alguns importantes estudos foram realizados no Brasil pela Unicamp/Campinas.
Uma dúvida muito comum é como tomar este colágeno.
Em primeiro vale a pena você conversar com seu nutricionista para avaliar a sua alimentação, pois precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta bem equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo. Além disso quanto melhor for a sua alimentação no dia a dia, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado. Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.
Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.
O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal. Então o que mais recomendado é você comprar o colágeno hidrolisado em pó mesmo, e adicionar à sua refeição: misturar no leite, no suco, ou na fruta por exemplo. Compre em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Efeitos e riscos
Os riscos de efeitos colaterais variam, dependendo do tipo de colágeno e tratamento que você recebe. Os cremes de colágeno, provavelmente, vão fazer o maior dano à sua carteira, e não no seu rosto. Os suplementos orais podem principalmente representar um perigo se você tem sensibilidade alimentar ou alguma condição que impossibilite esta suplementação. A maioria do colágeno disponível no mercado é feito a partir de colágeno obtido da hidrólise em animais como bovinos ou suínos, injeções de colágeno pode ter alguns efeitos secundários.
1) O colágeno engorda?
Não, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas ele sozinho não vai engordar não. Ah não ser que você abuse da alimentação e ainda complemente com o colágeno, aí sim irá engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então pode ser até que, quem toma colágeno frequentemente possa emagrecer.
2) Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?
Não, ele não vai acabar com uma flacidez pré existente. Ele vai ajudar a diminuí-la (com o tempo você nota bastante diferença na pele mas não o fim do problema) e vai prevenir o agravamento da flacidez!
3) Tenho muitas estrias, se tomar o colágeno elas vão desaparecer?
Não! O colágeno ajuda sim a prevenir o aparecimento de estrias, mas não as elimina. A melhor coisa a fazer é consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento específico para estrias.
4) O colágeno faz o cabelo crescer mais rápido? E as unhas?
Sim, por ser uma proteína ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. Mas o uso do colágeno sozinho não faz milagre, para isso você precisa ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), castanhas, azeite extra virgem, não fumar, não beber e praticar atividade física.
5) Tomo bebida alcoólica…posso tomar colágeno também?
Você até pode tomar o colágeno e consumir bebida alcoólica, mas a bebida desidrata o organismo e os efeitos do colágeno podem ser inperceptíveis se você abusa do álcool.
6) O colágeno é a mesma coisa que gelatina?
Não. A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que o recomendado.
7) Tomar em cápsulas ou em pó?
A dose de colágeno necessária para se ter efeito deve ser de no mínimo 10g ao dia. Normalmente as cápsulas não suprem essa necessidade (não cabe 10g em 1 cápsula, ou você deverá tomar várias ao mesmo tempo). O colágeno hidrolisado em pó pode ser a melhor opção. Se você compra um colágeno industrializado, siga a forma de utilizar escrita na embalagem! Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.
8) Qual a melhor forma de tomar o colágeno hidrolisado em pó?
A melhor maneira é bater 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado puro, com suco de frutas cítricas!

Por: Carol Di Guimarães - nutricionista
http://vidasuave.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As informações aqui fornecidas,são informativas e não substituem de forma alguma a consulta com um profissional.
Recomendo que antes de tomar alguma decisão sobre sua saúde voce vá ao médico.
Todas as fotos são ilustrativas,se tiver algum conteúdo ou foto de sua autoria sem os devidos créditos ,envie um e-mail para :
contatosilmararc@gmail.com